Capítulo 1 de 1 Reis: A Morte de Davi e Salomão é Coroado Rei
O primeiro capítulo de 1 Reis começa contando a história do final do reinado de Davi como rei de Israel. O texto diz que Davi era muito velho e seus dias de vida estavam chegando ao fim. Ele sabia que a morte estava próxima e profetizou que seu filho Salomão seria coronado rei de Israel.
Com isso, Davi reuniu um grande grupo de líderes de Israel, incluindo todos os príncipes e líderes de tribo, e fez com que eles jurassem a Salomão como rei. Eles fizeram isto porque Davi sabia que seu filho seria um rei sábio e justo, e que poderia liderar o povo de Israel para novos níveis de prosperidade.
Depois de ser coroado, Salomão tomou conta do reino com sabedoria. Ele ansiava por justiça e misericórdia. Ele tratou os pobres com compaixão e ofereceu conselhos a todos que procuravam por respostas. Todos os seus súditos o amavam e o odiavam ao mesmo tempo.
1 Reis 1 termina com a História de Salomão sendo coroado rei. Este capítulo nos mostra que a sabedoria de Davi era uma importante influência na determinação de Salomão em governar com sabedoria e justiça. A mensagem deste capítulo é que a sabedoria deve ser buscada e cultivada para fazer de nós melhores reis, líderes e seres humanos.
Ao ler o capítulo 1 de 1 Reis, é importante observar os princípios de justiça e misericórdia ensinados por Davi e Salomão. Estes valores, que são transmitidos por todas as religiões monoteístas, devem ser fortalecidos e cultivados em todas as sociedades, para que possamos viver em um mundo com mais paz, amor e equidade.