2º Samuel - Capítulo 1
O primeiro capítulo do Livro de 2º Samuel começa com Davi, o rei da Israel, em luto devido à morte do rei Saul e de seu filho, Jonatas. Quando Davi soube da notícia, ele fez lamentações e orações ao SENHOR em memória de Saul e Jonatas. Ele também autorizou o luto oficial de sete dias para seu povo.
Depois disso, Davi enviou seus homens para encontrar o soldado Amalequeita que tinha informações sobre como Saul e Jonatas morreram. O Amalequeita disse que Saul havia sido ferido durante a batalha e pediu para ser morto a fim de poupar sua honra. O soldado também contou que Jonatas tinha sido morto e que Saul e seu filho haviam morrido na batalha.
Davi sentiu muito a perda de Saul e de Jonatas e fez luto por eles. Ele enviou homens para o Amalequeita para agradecer pela informação e presenteou ele com ouro e prata. Para homenagear a memória de seus amigos, Davi compôs também um hino de lamentação conhecido como "The Song of the Bow".
Então, Davi instruiu seus homens a levar o corpo de Saul e de Jonatas de volta para Israel, para que pudessem ser enterrados com honra. O capítulo termina com Davi informando ao povo de Israel o que havia acontecido e pedindo a todos para fazerem luto por Saul e Jonatas, pois tinham morrido em batalha.
2º Samuel - Capítulo 1 retrata o luto de rei Davi pela morte trágica do rei Saul e de seu filho, Jonatas. Este capítulo é um marco importante na história da Israel pois conta a história de como eles perderam seus reis e o quão grande foi a tristeza de Davi ao ouvir dessa notícia. O capítulo termina com Davi lembrando aos israelitas de Saul e Jonatas e pedindo para que todos se apertem em torno dos seus entes queridos e o luto pelas suas perdas.