GALINHO do TEMPO é uma FRAUDE? Nós testamos!

Afinal de contas, que fim teve o nosso galinho do tempo? Para você que está chegando agora nessa história, calma que a gente explica: na década de 1970, muitas pessoas colocavam um galinho colorido perto da porta para saber se ia chover ou fazer sol. A previsão vinha a partir das cores: se ele ficasse azul, faria sol, já se a cor presente nele fosse a rosa, iria chover.

Com tantas crendices por aí, algumas dúvidas ficam no ar… mas, já adiantando, tem ciência por trás desse galinho do tempo e o que ele mostra pode fazer algum sentido.

Isso porque o segredo por trás do galo é um sal chamado cloreto de cobalto – que assim como o nosso sal de cozinha (cloreto de sódio) tem íons cloreto, mas com a diferença que no lugar do sódio a gente tem o cobalto. E o cloreto de cobalto, sem a presença de água, tem uma cor azul, mas, se você umedecer um pouco esse sal, a cor muda para rosa. Curioso, não?

Mas será que na prática isso realmente acontece? Fizemos um teste que durou cerca de 7 meses. Durante esse período, por 122 dias, marcamos a temperatura, a umidade e a cor do galinho sempre próximo ao mesmo horário (9h da manhã). A ideia era que, ao final do dia (por volta das 18h), tivéssemos a resposta se o galinho acertou ou não – indicando chuva ou sol.

E os números foram um tanto quanto complexos: de 122 dias medidos, o galinho acertou a previsão em 102 dias, tendo uma taxa de acerto de 84%. Porém, esse número não é tão animador. Durante o teste reparamos que o galinho permaneceu azul na maior parte do tempo e desses 122 dias, 98 fizeram sol, ou seja, mesmo se o galinho não mudasse de cor (fosse permanentemente azul) ele teria acertado por volta de 80% das vezes. Dos 24 dias em que houve chuva, o galinho mudou de cor em apenas 6 deles, acertando 25% das vezes.

Porém, analisando esses dados por outro lado, podemos ter um pouco de otimismo! Durante esse período de 122 dias, ele mudou de cor apenas 8 vezes e em 6 dessas ocasiões realmente choveu. Isso significa que de todas as vezes que o galinho avisou que ia chover ele acertou em 75% dos casos.

Deu para notar que a análise do galinho é desafiadora, correto? Mas, outro fator pode interferir nesse resultado: ele foi inventado em Portugal, que é um país bem mais frio que o Brasil e lá chove mais no inverno – diferentemente daqui que chove mais durante o verão. Pensando friamente, isso pode ter interferido no resultado final.

Agora que você já está por dentro dos testes com o galinho do tempo, não deixe de assistir ao vídeo na íntegra para entender o esquema que montamos durante os meses de testes. Ah, e aproveite para compartilhar o vídeo com aquela pessoa da família que continua confiando no galinho!

► Qual é o SEGREDO do GALINHO do TEMPO? https://www.youtube.com/watch?v=rJ5uB0lubg4&t=98s
► Como CAPTAR ÁGUA da CHUVA para economizar: https://www.youtube.com/watch?v=ET1VejEicug&t=39s

► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenorio?sub_confirmation=1

Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br
Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br
Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br

Site: http://manualdomundo.com.br
Facebook: http://facebook.com/manualdomundo
Instagram: http://instagram.com/manualdomundo
Twitter: http://twitter.com/manualdomundo

Facebook Mari: http://facebook.com/marifulfaroreal
Instagram Mari: http://instagram.com/amarifulfaro

Twitter Iberê: http://twitter.com/iberethenorio

CRÉDITOS
Direção e Apresentação: Iberê Thenório
Direção Executiva: Mari Fulfaro
Direção de Conteúdo: Fernando A. Souza
Direção de Produção: Tiago César Silva
Coordenação de Planejamento: Marcel Albert
Coordenação de Edição: Thaís Paneto
Produção de Conteúdo: Arthur Lasak Okuda
Consultoria Técnica: Luiza Egger, R. Pena Spinelli e Vitor Moreira
Câmera: Felipe Reis
Edição e Finalização: Cris Poveda
Estágio de Edição: Fernando Pasquarelli

📩Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP – SP

7 Comentários

  1. Muito bom! Tanta dedicação e logística pra um vídeo rotineiro do canal. Me faz pensar o tanto de coisa que tá rolando aí nesse exato momento!
    Sobre o galinho, tinha um desses em casa, em Fortaleza, muuuuito tempo atrás. Ele ficava rosa muito frequentemente o que nas instruções indicavam umidade alta, ficava roxo quando chovia e devia ser azul claro quando o clima estivesse seco, mas pra vê-lo azul claro eu tinha que pôr direto no sol!

  2. Aqui no Rio Grande do Sul ele funcionava relativamente bem. Especialmente nos invernos gaúchos que têm a mesma média de temperatura que em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *