Nos últimos anos, “fascista” se tornou um dos adjetivos mais populares e talvez menos compreendidos do debate político brasileiro.
Usado na maioria das vezes para desqualificar (ou xingar) adversários políticos, a utilização atual do termo guarda pouca ou nenhuma referência com a ideologia criada na Itália do início do século 20 por Benito Mussolini e que inspiraria outros extremismos — como o nazismo — e serviria de catalisador para o mais sangrento conflito de nossa história, a Segunda Guerra Mundial.
Mas o que de fato é o fascismo e quem são (ou eram) fascistas?
Neste vídeo, nossa repórter Nathalia Passarinho primeiro explica as origens desta ideologia e se ela se enquadra à esquerda ou à direita do espectro político.
Depois, por que alguns pesquisadores identificam elementos do fascismo em movimentos atuais de extrema direita – e por que alguns consideram que a ideologia ficou no passado.
E no fim, conta como o uso desses termos se transformou num insulto tão usado na briga política do Brasil e de outros países.
Assista e confira.
Reportagem em texto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-62520995
Confira outros vídeos da série:
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
#bbcnewsbrasil #política #história
Não existe fascismo hoje.
Os comunistas xingam todo mundo de fascista porque sabem que isso vai desestabilizar a pessoa, justamente por não ser.
Um fascista verdadeiro não se sentiria ofendido, se sentiria orgulhoso.
Quem inventou essa história de xingar todo mundo de fascista foi o assassino genocida Stálin.
Vale lembrar: Ambos os sistemas Fascismo e Nazismo, possuem algo bem semelhante ao Socialismo/Comunismo – Todos os 3 TORNAM-SE DITADURAS. E durante a INVASÃO DA POLÔNIA – Os comunistas da URRS ajudaram aos Nazistas exterminar os poloneses, e chegaram até mesmo assinar um PACTO DE NÃO AGRESSÃO! (Ou seja, esses 3 sistemas são farinha do mesmo saco) e só acabaram entrando em conflito, porque Hitler queria Dominar a URRS justamente por saber que os COMUNISTAS eram ainda pior que ele. kkkkkkkk
“Totalmente imparcial ” kkkk…
Só não fizeram alusão de populista ao Lula. Alusão é somente a Bolsonaro. Kkkk
O facismo é bem mais antigo. Só o partido fascista nasceu na itália, com esse nome. Não é uma idelologia. Mas, uma estratégia em forma de movimento. ideologia nenhuma.
Quando vc pesquisa os historiadores e citados na reportagem
Só tem voz a extrema esquerda