Em meio à pandemia de coronavírus, indígenas estão vulneráveis a outro tipo de vírus: as chamadas “fake news”, que se espalham principalmente pelo WhatsApp nas comunidades indígenas.
E por causa delas e de mensagens com questionamentos sem base científica à segurança dos imunizantes, muitos indígenas estão se recusando a tomar a vacina contra a covid-19, ficando suscetíveis à doença.
Nesta reportagem especial e exclusiva, a repórter Juliana Gragnani, da BBC News Brasil, conta a história de um helicóptero com equipes de vacinação que foi expulso de uma aldeia; a de um indígena que precisou convencer os pais a aceitarem a vacina e de uma enfermeira que precisou conscientizar o próprio irmão.
“Vi parentes indígenas falarem que viram que mais de 900 indígenas no Xingu teriam morrido por conta da vacina. Uma senhora com mais de 90 anos me disse que não iria se vacinar por causa disso”, contou o comunicador e empreendedor indígena Anápuàka Tupinambá.
“Nenhuma região do país está a salvo (das notícias falsas), nem áreas isoladas como Amazônia e Pará”, completou.
Confira as raízes e as consequências desse problema.
Leia a versão em texto: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56433811
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese
#BBCNewsBrasil #Covid19 #Indígenas
Os tios e tias desocupados do ZAP, são os maiores disseminadores de mentiras. Principalmente, os bolsonaristas.
Quem defende esse governo é tão culpado por essas mortes quanto ele.
Foi de grande aprendizado esta matéria.
Fala esquerdista eai
Alguns anos atrás vi um reportagem onde uma aldeia indigena matava as crianças com alguma deficiência,e as autoridades disseram que não podiam fazer nada pois era algo cultural deles ou seja essas crianças não tinham valor……agora os mesmos vem dizer que estão preocupados com os índios …..estão preocupados é em fazer política e se aproveitar da situação…
Se o povo aqui tem memória de inseto eu não tenho …..
Índio nunca teve valor,agora vem um monte de hipócritas dizer que estão defendendo os índios……
Vamos ver o que essa mídia aqui tem feito pelos índios e a quanto tempo ajuda os mesmos……
“Vacinas” não testadas são seguras? Só na globosta e no resto da midia marron! Indios passado fome, enxotados de suas terras, mas a picadinha venenosa não falta né? Ignorância mata! OS Indios que se cuidem.
Agências de checagem: Ajornalista dinamarquesa lben Thranhom afirmou que estava chocada que tais fact-checkers obvamente partidários teriam permissão de controlar a narrativa politica dos Estados Unidos. “Me deu arrepios de ouvir esses nomes porque eles têm uma agenda política muito forte. E como se tivesse um monte de pessoas que acredita que é perigoso não ser capaz de controlar a mídia, portanto separar o que são supostamente as notícias reais das fake news é na verdade uma forma de controlar a narrativa. Se você quer estar em oposição a esses poderes políticos então Voce será censurado. E claro que é uma forma de censura” . George Orwell já tinha cantado essa pedra no livro 1984!!!!