Imagens: Dennis Ariel
Música: ‘Last And First Light’ por Scott Buckley
Conheça o maravilhoso trabalho de Scott Buckley nos links abaixo:
▶ YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCUuUqWLLsUjheuYkP9AWxTA
▶ Spotify: https://spoti.fi/3E0p2WF
▶ Apple Music: https://apple.co/3yBGoYP
▶ Amazon Music: https://amzn.to/3FlBxOl
▶ Tidal: https://bit.ly/3e182Fu
▶ Deezer: https://bit.ly/3yBH14D
▶ Soundcloud: https://bit.ly/329HXBv
Gostei muito de assistir, obrigado, pensei que temos o tempo do relógio, que é constante, cíclico, localizado, planetas em sua órbita em torno de uma estrela, como nossa Terra ao redor do Sol, por exemplo, a rotação dos dias, e a translação dos anos. E me parece que há outro tempo, o da consciência, não localizado, como já intuía Agostinho em suas Confissões. Outro filósofo, Bergson em seu conceito de duração, propõe que esse tempo da consciência ou da Vida seja o tempo “real”, não seria uma sucessão, mas interpenetração de estados de consciência, consciência que para ele é memória, o passado que incha alimentando o presente, vai consumindo o futuro.
Conteúdo desse canal é profissional.
Parece um documentário.
O tempo como compreendemos é apenas uma ilusão, visto que a vida mesma, da qual possuímos e temos por ela a consciência das limitações dessa realidade em que estamos, isto é, nascemos e caminhamos para à morte, na unidade dessa visão temos a compreensão de existência, e sendo essa existência limitada, usamos o tempo como um marcador. O tempo nesse sentido é apenas um atestado do que é ser um Ser limitado, se visualiza dessa forma, olhando-se de fora, um ser que nasce, cresce e morre. Começo, meio e fim. O tempo nada mais é de que uma forma de visualizar cada fase, de a partir do presente visualizar o que foi a fase que já passou, e olhando para o futuro, esperar que chegue uma fase posterior.
Quando se pensa em eternidade da existência, podemos usar a mente para tentar compreender um pouco esse conceito, não faria sentido o tempo, já que podemos pensar que também não faria sentido pensar em futuro nem em passado, existiria apenas o presente constante e eterno, e com ele toda uma memória que vai dar forma a uma consciência.
Então definitivamente o tempo é apenas um conceito abstrato que faz sentido em uma existência limitada, e nem é concebível em uma existência ilimitada e eterna.
Seja no espaço físico ou metafísico o tempo nessa perspectiva é uma ilusão.
O tempo é a vibração do comprimento de onda do som primordial. É o tempo que abre o espaço, que cria o espaço, Não é algo que existe ou é medido dentro de dois pontos no espaço. O tempo pode criar espaço ad-infinitum se o som primordial é uma constante dentro do vácuo. Onde passa o tempo, cria espaço necessário para a manifestação da criação. É um fluxo contínuo, não pode parar, se forçamos o apego a determinado tempo, ocorre o fenômeno da entropia, até que a polaridade negativa elimina o objeto do provável caos. O Tempo é Cosmológico.
EVIDENTEMENTE MEDIMOS O TEMPO A PARTIR DO CONCEITO DO “NOVO”: ORGANIZADO! USAMOS POR PARAMETRO AS LEIS DA TERMODINAMICA OU A “DESORGANIZACAO”. – A NASA SABE O QUE OS BURACOS NEGROS ENTREGAM MAS NAO DIVULGA. O MUNDO, DIGO A MATERIA, TEM UMA ENTRADA E UMA SAIDA. HA UM “CORDAO UMBILICAL VISIVEL”. ASTRUM BRASIL ESTA NO CAMINHO CERTO…
Tempo é uma ilusão através do alcance do resultado natural de causa e consequência, é o acumulo do fator causa e efeito, é uma propriedade indireta que permite basicamente a capacidade de movimento e o acumulo desse movimento pode ser contado acumulado e medido isso é o tempo… Se o tempo fosse algo diretamente real seria semelhante a existir uma fita um gravador memorizando e arquivando tudo e não existe esse gravador que grava e pode ser rebobinado em lugar nenhum… Em termos básicos tempo é a capacidade que permite algo se movimentar no espaço tridimensional como o nosso, e juntamente com o fator causa e consequência pela matéria ser afetada pela entropia e ser cada ver mais suscetível ao desarranjo e a desordem natural a medida que se torna cada vez mais complexa no sentido de esca-la do mundo microscópico a macro, esse acumulo de desarranjo e movimento pode ser contato pelo acumulo de mudanças através da percepção humana… Então oque seria a ausência do tempo? Seria algo onde tudo estive-se completamente parado e incapaz de se mover baseado nas leis físicas desde o movimento macro e microscópico com relação aos átomos nêutrons prótons e partículas elementares, etc… Mas como sabemos átomos são regidos pelas leis quânticas e pelas leis fundamentais quânticas é impossível que algo esteja completamente parado estático ou tal partícula poça ser parada ou medida como tendo o seu estado fundamental como nível zero, em movimento energia, etc… Ou seja o tempo sempre vai existir porque é uma propriedade natural relacionado ao movimento e o fator causa e consequência já que não existe lei nenhuma no universo que impede que algo se mova
A compreensão é a melhor forma de compreender aquilo que lhe foi perguntado, com o conhecimento. Por isso que eu digo quando me perguntam algo que ainda não sei, não digo que não sei, digo que vou pesquisar ou estudar sobre o assunto!
” O Tempo é Sr do Homem, de quem é Pai e Sepulcro. Dando-lhe o que quer, e não o que lhe pede.”
Se na ausência do tempo o que existe é o nada, significa que o tempo é a manifestação do nada, que deixa de ser nada, e passa a ser criação quando toma forma, que é o espaço. Para mim o tempo linear é uma criação da consciência. Quando mudamos de estado, de manifesto para não manifesto, ou seja, de vivo para morto, o tempo é sentido diferente.
Eu penso que o tempo pode ser comparado com o fluxo da correnteza de um rio, onde tudo que está sobre ele se desloca e acontece em movimento, assim é na vida, tudo que você faz está na correnteza do tempo, estamos sobre ele, e levado por ele, como as aguas de um rio nunca será a mesma em um estante seguinte, nunca teremos o mesmo instante do tempo se repetindo outra vez, não percebemos, mais estamos todos sendo direcionados para algum lugar no tempo.
Caro Dennis
Que trabalho (este canal) deslumbrante! Não sabia da existência dele. Muito obrigado pela oportunidade e privilégio que sinto. Inscreví-me agora (quero dizer, há um segundo atrás).
É um desafio empolgante para quem ouve a pergunta “Que é o tempo”, no sentido de “De que é constituído o tempo?”.
Mas você acredita mesmo que nós, seres humanos, somos equipados com algum atributo ou faculdade capaz de detectar, entender e expressar a realidade completa de algo (qualquer coisa que seja) no universo?
o que existe é só transformação. Ou, como diz Rovelli, movimento e relação.
o tempo não passa de uma ilusão provocada pela linearidade (antes/depois) de nossa consciência. Kant quase acertou!
Vivemos no tempo ou tempo vive em nós?