A Oração de Jabez – Rápidas Lições (1 Crônicas 4:9,10)

1 Crônicas 4:9 Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”. 10 Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.

O nome Jabez significa dor, e algumas pessoas mais literais dizem que significa: Aquele que causa dores, ou o que causa dor. Sabemos que no Antigo Testamento o nome de uma pessoa tinha um símbolo, tinha um significado, era dado como uma espécie de profecia: como aquele menino veio causando dores, então o destino desse menino era ser um causador de dores. De certa forma, ele estava destinado a viver uma história triste, carregava uma herança familiar que professava que ele causava dor. Uma herança que prendia ele em cordas invisíveis de escravidão. ​

Mas ele entendeu que Deus era o princípio da transformação. Por isso ele clamou a Deus para viver uma nova realidade. E pelo que lemos, Deus lhe atendeu. Deus foi em favor dele, mudou a sua sina, seu nome. Também na bíblia vemos o exemplo de Jacó, que significava o enganador e que depois muda para o nome de Israel. E isso significa que ele lutou com Deus e venceu. Jacó mudou o seu destino, ele mudou sua realidade, aliais, Deus fez uma obra em Jacó que transformou o seu coração. Então, voltando para Jabez, ele recebeu o nome de dor e entendeu que Deus era aquele que mudava nomes, que mudava a realidade, que mudava destinos.

E a terceira coisa que a gente aprende nessa reflexão, é que Deus atendeu o seu pedido. Entendemos então que Deus deseja a transformação, que é de sua vontade fazer as pessoas romperem com as suas circunstâncias e destinos, com sua cultura e herança familiar. Deus não deseja te ver jogado às traças, entregue a uma condição ruim, Eternamente colocado em segundo plano. Deus é galardoador daqueles que o buscam; Ele deseja mudar seu nome, libertar você do Egito e levar para a terra prometida.

Resumindo até aqui: Percebemos que ele nasceu com destino complicado. Com um nome que era uma profecia ruim sobre a sua vida. Em vez de aceitar essas cordas invisíveis, Jabez invocou aquele que é capaz de mudar o nome, que é Deus! Ele entendia que Deus era o princípio da mudança. E Deus queria fazer isso na vida dele, e fez isso na vida dele.

​Apesar de nascermos em culturas, ambientes e famílias que nos dão destino complicado, o que eu posso dizer para você é que em Deus você pode sofrer uma grande transformação é uma mudança de realidade. agora, existe outra coisa nesse texto que fala muito ao meu coração:

Embora não esteja escrito nesse texto, também provoca uma reflexão. Ele nasceu com o estigma de ser uma pessoa que causa dores. Ele deve ter vivido a sua infância, adolescência e talvez a sua Juventude com esse estigma em cima dele, com a família achando que ele era um causador de dores. Com as pessoas achando que o destino dele era causar dores. que ele viveria destruindo coisas, causando sofrimento. Todo mundo viveu achando que ele era isso e o nome dele dizia isso.

Por quanto tempo ele viveu até que ele tomasse as rédeas da sua vida?
Até que ele decidisse que ele não queria mais viver sobre esses estigmas?
Até que ele decidisse, ou entendesse, ou tivesse a consciência de que Deus é esse caminho?
Até que Deus fizesse uma obra na vida dele, de forma tal, que ele que pudesse demonstrar através das obras que ele fez que era não era essa pessoa que causava dores, pelo contrário, era uma pessoa próspera, que promovia a produção, desenvolvia a sociedade e a comunidade?

Ele deve ter vivido uma época de escuridão, até que ele tomou uma consciência, aprendeu de Deus, aprendeu sobre si, decidiu que não queria viver aquela história, ele queira uma nova história. Existe um ponto de ruptura. Um ponto onde eu começo a mudar o caminho da minha vida. E pra isso acontecer é preciso uma consciência de que eu não devo mais viver esse destino ruim, de que está na hora do viver uma nova realidade. Essa tomada de consciência é o ponto fundamental da transformação. Eu queria mesmo que você pudesse ter essa experiência. E tomar a consciência das amarras que estão na sua vida. E assim que você toma essa consciência, comece um processo com Deus para transformar sua história.

Doação pelo PIX: pr.felipeseabra@gmail.com

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *