A Escala de Kardashev Explicada

Dá para saber o quão avançada uma civilização inteligente é apenas olhando para quanta energia ela gasta? Essa é a ideia da Escala de Kardashev, uma maneira de entendermos como hipotéticas civilizações extraterrestres se pareceriam. Originalmente as civilizações eram divididas em três tipos, e são eles que conheceremos no vídeo de hoje. E entender bem a ideia de Kardashev pode nos ajudar a procurar por vida fora da Terra.

MINHAS CAMISETAS: http://useloos.com.br
Use o cupom LOOS10 para ganhar 10% de desconto na sua primeira compra!

Seja membro do nosso canal para ajudar a manter os vídeos no ar! http://youtube.com/cienciatododia/join

Discuta esse vídeo no nosso Discord! http://discord.gg/cienciatododia

Minhas redes sociais:
http://instagram.com/pedroloos

Nosso podcast: http://anchor.fm/sinapse

E-mail: contato@cienciatododia.com.br

Capítulos:
00:00 – 00:30 Introdução
00:30 – 3:21 A Ideia do Kardashev
3:21 – 3:48 Loos
3:48 – 6:26 Tipo I
6:26 – 9:21 Tipo II
9:22 – 11:24 Tipo III
11:25 – 13:01 Evidências Dessas Civilizações
13:02 – 14:23 – Conclusão

Fontes e Leitura Adicional:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kardashev_scale

https://articles.adsabs.harvard.edu/pdf/1964SvA…..8..217K

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37438428/#:~:text=Humanity%20presently%20stands%20at%20Type,energy%20consumption%20models%20are%20oversimplified.

https://www.nasa.gov/pdf/135642main_balance_trifold21.pdf

https://www.phys.ksu.edu/personal/wysin/astro/review9/p4.html

https://www.astro.umd.edu/~miller/teaching/honr/suppl09.pdf

11 Comentários

  1. O que nos diz que ao menos em nossa galáxia, não existe nenhuma civilização do tipo 3, senão nosso Sol estaria envolto por uma esfera de Dyson deles…

  2. A vida parece um virus, sempre se multiplicando e aproveitando as brechas de energia no universo.

  3. As vezes pode até existir, porém como vemos apenas o passado das coisas no universo a civilização existe e está lá, mas não vemos ela por que a distância faz com que a luz chegue devagar demais pra nós, literalmente se você observar um astro a 4 milhões de anos luz você está vendo 4 milhões de anos no passado daquele astro, por que você não recebe em tempo real as informações provenientes da luz dos objetos, assim como olhamos para onde pode ter vida e não conseguimos ver, onde tem vida pode olhar pra nós e não nos ver também…

  4. Ok. Porem temos um fator importante que não foi atualizado, por exemplo. Antigamente, televisores, refrigeradores, lâmpadas e chuveiros elétricos consumiam uma quantidade X de energia. Porem hoje graças ao uso e avanço tecnológico não se gasta tanta energia como antes. Podemos dizer que consumimos bem menos que antes. Para iluminar um quarto antes usava lâmpadas incandescente, depois florescente depois veio as de LED. Concluímos que não é necessário usar tanta energia para ser considerada avançada. Mas sim quanta energia não desperdiçamos e quanto mais podemos refinar esse mesmo uso. Como feito no exemplo da lâmpada.

  5. A maior prova de que existe vida inteligente em outro planeta , é que até hoje nenhum extraterrestre quis aparecer aqui.

  6. 11:06 como assim “um estado pós biológico” ? Seres humanos que não morrem porquê substituíram o corpo biológico por um corpo artificial ? E o cérebro, como ficaria ?

  7. Pensando só na geração de energia solar, como o Sol sempre está brilhando em alguma parte do céu ao redor do mundo, no dia em que a maioria dos países resolverem fazer uma espécie de Eletrobras mundial, captando no mundo todo e transmitindo também para o mundo todo, poderíamos atingir o fronecimento mundial de energia 100% limpa. Acredito que, se houver vontade política, isso poderia ser feito ainda neste século.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *