A história de Ismael, registrada no Livro de Gênesis, é uma narrativa marcante que lança luz sobre as complexidades das relações familiares e a fidelidade divina. Conheça a trajetória de Ismael, desde antes de seu nascimento até depois de sua morte, de forma clara e acessível, para que qualquer pessoa possa compreender quem foi o filho mais velho do patriarca Abraão.
– Conheça a USEFATOS, loja oficial da Fatos Desconhecidos:
https://usefatos.com.br/
– Venha fazer parte do nosso clube! Torne-se um membro do Canal Fatos Desconhecidos:
https://www.youtube.com/channel/UCbAiIkPobUFy71zlmwVw3jw/join
ROTEIRISTA: Júlia Marreto / EDITOR DE VÍDEO: Marcelo Prado/ ILUSTRADOR (THUMBNAIL): Alex Katira / DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA e OPERAÇÃO DE CÂMERA: Francisco (Sombra) e Joakim Sousa / AUXILIAR DE ESTÚDIO: Pablwo Henryky / PRODUTOR: Thales da Guarda / DIREÇÃO DE ESTÚDIO: Carlos de Freitas /ÁUDIO e DIREÇÃO DE CENA E DE GRAVAÇÃO: Marlúcio Rezende / Danyllo Freitas / REVISÃO DE ROTEIROS: Maurício Moreira / CHEFE DEP. YOUTUBE: Wanessa Costa / PRODUTOR EXECUTIVO: Luiz Phellype Alves
=============================
00:00 – 04:48 – A Bíblia como fonte histórica
04:48 – 07:58 – Um breve resumo sobre Abraão
07:58 – 11:43 – O nascimento de Ismael
11:43 – 13:22 – O nascimento de Isaque
13:22 – 15:32 – O exílio de Ismael e Agar
15:32 – 16:11 – A esposa de Ismael
16:11 – 17:00 – Os filhos de Ismael
17:00 – 17:53 – A nação Ismaelita
17:53 – 19:18 – A Terra Prometida e o Povo Árabe
19:18 – 21:33 – O reencontro de Ismael e Isaque
21:33 – 22:17 – A morte de Ismael]
22:17 – 23:51 – As lições da história de Ismael
23:51 – 24:38 – Os Árabes e Judeus
24:38 – 25:19 – O DNA dos Árabes e Judeus
25:19 – 26:45 – Por que Árabes e Judeus se odeiam?
26:45 – 27:49 – A Divisão do Território Árabe
27:49 – 29:03 – A Independência de Israel
29:03 – 30:24 – Ismael e Isaque para o Islamismo
30:24 – 32:15 – Ismael segundo o Alcorão
32:15 – 34:09 – Ismael e a Casa de Alá
34:09 – 35:12 – O Sacrifício de Ismael no Alcorão
35:12 – 36:11 – Isaque e o Alcorão
36:11 – 37:27 – Diferença das histórias da Bíblia e do Alcorão
37:27 – 39:08 – E o que fica da história?
Mateus 19:11
Mas Jesus ponderou-lhes: “Nem todos conseguem aceitar essa palavra; somente aqueles a quem tal capacidade é dada. 12Pois há alguns eunucos que nasceram assim do ventre de suas mães; outros foram privados de seus órgãos reprodutores pelos homens; e há outros ainda que a si mesmos se fizeram celibatários, por causa do Reino dos céus. Quem for capaz de aceitar esse conceito, que o receba”.
1 Coríntios 7:1 ►
Agora, em relação aos assuntos sobre os quais escrevestes, é bom que o homem se abstenha de relações sexuais com qualquer mulher.
1 Coríntios 7:8
Digo, no entanto, aos solteiros e às viúvas: Melhor seria se permanecestes como eu.
1 Coríntios 7:27
Estás casado? Não procures separação. Estás solteiro? Não procures casamento. 28Todavia, se te casares, com essa atitude não pecas; da mesma forma, se uma virgem vier a se casar, também por isso não comete pecado. Contudo, aqueles que se casam enfrentarão uma série de dificuldades nessa vida, e eu gostaria de poupá-los disso. 29Irmãos, o que desejo vos fazer entender é que o tempo se abrevia sobremaneira. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem, 30aqueles que estão tristes, como se não chorassem; os que estão alegres, como se não houvessem alcançado a felicidade; os que podem comprar o que desejam, como se nada possuíssem; 31os que se beneficiam dos produtos do mundo, como se não tivessem acesso a nada; porque a forma presente deste mundo está se transformando.
“Fora do casamento, qualquer ato sexual é pecaminoso.
Neste estudo não colocamos nenhuma ideia pessoal, mas somente a autoridade da Bíblia.
1) Jesus disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno” (Mt.5:27-30).
2) “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dos mortos, nem hão de se casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lc.20:34-36). Resta saber se os filhos de Deus têm de chegar a esta perfeição nesta vida, ou se este milagre só vai acontecer no céu, pois o texto deixa bem claro que os filhos da ressurreição, filhos de Deus, não praticam o ato sexual. “Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos Céus. Quem pode receber isso, que o receba” (Mt.19:10-12).
3) Em Rm.8:5-9, os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Ora, o ato sexual é um ato da carne. “Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais; porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (1 Ts.4:1-7).
7) “Porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm.8:13-14). O Espírito de Deus é contrário à carne.
8) “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pd.2:11).”
Ismael é a ismeiow