O urânio é um elemento químico encontrado na natureza. Esse material pode ser utilizado para inúmeras finalidades. Dentre elas, as que são mais faladas são a utilização para a geração de energia e também para a construção de bombas atômicas. Por conta do nosso interesse sobre o tema da radioatividade, nós compramos urânio pela internet para fazermos alguns testes.
Calma que esses testes não incluem a construção de uma usina nuclear e muito menos a produção de bombas atômicas!
Sim, nós compramos urânio pela internet! Mas isso não foi tão simples quanto parece. Para isso, foi preciso muita pesquisa e orçamento. Afinal, você não acha urânio em toda esquina. Na verdade, para conseguirmos comprar o nosso, tivemos que encomendar dos Estados Unidos e pagar 5 dólares, o que equivale a… bom, depende da cotação do dia.
Brincadeiras à parte, como comentado anteriormente, inúmeros levantamentos foram feitos até chegarmos ao urânio. Para ser ainda mais preciso, para chegar ao nosso prato feito com urânio.
Mas por que um prato? Calma que a gente te explica! No passado, existia um tipo de vidro que as pessoas colocavam um pouco de urânio para dar cor ao objeto que seria criado a partir daquele material. Esse vidro foi utilizado para fabricar objetos como pratos, pires, xícaras, etc, por exemplo, que contavam com esse elemento. Isso porque, o urânio deixa o vidro meio esverdeado, com um brilho um tanto quanto diferente.
No entanto, a partir da Segunda Guerra Mundial, a procura por urânio começou a ficar muito alta e, por isso, esse tipo de vidro praticamente parou de ser fabricado.
Mas, como o Manual do Mundo é fuçado, claro que a gente tinha que fazer alguns testes para saber se, de fato, compramos urânio verdadeiro pela internet! Nesse caso, um prato com urânio legítimo.
Para fazermos isso, alguns testes foram feitos, incluindo colocar o prato na luz negra, em uma câmera de nuvem e em um Contador Geiger. Aqui o negócio não é brincadeira, não!
Mas, antes de continuarmos com todos os nossos experimentos, é importante, também, entender o que é um Contador Geiger.
Contextualizando, o Contador Geiger é um instrumento que serve para medir certas radiações ionizantes. Levando isso em consideração, essa máquina detecta a presença de radiação usando a capacidade que as partículas emitidas têm de ionizar certas moléculas (isto é, retirar alguns de seus elétrons).
Usar o Contador Geiger é relativamente simples. Isso porque, ele contém um tubo com argônio, que se ioniza ao ser atravessado por partículas da radiação, fechando o circuito elétrico e acionando o contador. Nesse caso, basta pegar o detector da máquina e aproximar de algum objeto que se deseja descobrir o nível de radiação.
De volta ao assunto de que compramos urânio pela internet… como já apontado anteriormente, inúmeros testes foram realizados. Mas, afinal, o pires era, de fato, feito com urânio? Sim! E isso foi comprovado.
No entanto, apesar do objeto ser feito com esse elemento, isso não deve ser motivo de pânico. Segundo especialistas, a quantidade de urânio presente ali não é a suficiente e/ou capaz de causar algum dano ou lesão na saúde de alguém.
Mas, existe outro material aqui no Brasil, mais precisamente em Guarapari, no Espírito Santo, que conta com um pouco de Tório – que também é um elemento químico radioativo. Sim, estamos falando de radiação na areia da praia!
Só que para você descobrir qual foi o nível da radiação medida no Contador Geiger, você vai precisar assistir o vídeo na íntegra. Ah, e já que chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que também curte aprender sobre elementos radioativos.
► Fizemos um DETECTOR de RADIAÇÃO CASEIRO: https://www.youtube.com/watch?v=rnA1tPgIgNI
► O que tem DENTRO da máquina de RAIO-X: https://www.youtube.com/watch?v=XL8bKMH41Mk
► Inscreva-se: https://youtube.com/user/iberethenorio?sub_confirmation=1
Dúvidas e sugestões: contato@manualdomundo.com.br
Negócios: atendimento@manualdomundo.com.br
Imprensa e convites: assessoria@manualdomundo.com.br
Site: http://manualdomundo.com.br
Facebook: http://facebook.com/manualdomundo
Instagram: http://instagram.com/manualdomundo
Twitter: http://twitter.com/manualdomundo
Facebook Mari: http://facebook.com/marifulfaroreal
Instagram Mari: http://instagram.com/amarifulfaro
Twitter Iberê: http://twitter.com/iberethenorio
CRÉDITOS
Direção e Apresentação: Iberê Thenório
Produção Executiva: Mari Fulfaro
Gerência de Projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Consultoria Técnica: Arthur Okuda
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistente de Produção: Roberto “Pena” Spinelli e Vitor Moreira
Agradecimento: MRA e Rafael Tamburus Felgueiras
Edição e Finalização: Filipe Candido
📩Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP – SP
Quantos pratos precisaria desses de uranio pra poder enriquecer e fazer uma bomba? Saudaçoes da embaixada do irã!
Boa noite, Iberê. Como vc ou conseguiu esses pratos antigos tipo duralex… Será que os antigos duralex da minha mãe marrons ou verdes e azulados tem sais de urânio???
Iberê Thenório pra Ministro da Tecnologia!!!! SIIIIIMMMM
Boa noite, Iberê. Muita gente diz que o forno de microondas tem elemento radioativo!!! Vc acredita?? Pois eu consegui na internet, que dentro do magnatron, que gera as microondas, tem óxido de tório, envolto no tungstênio ou wolframio que acelera os eletrons. Ora! O Óxido de tório poderia ser usado no gaiger por ser um elemento radiotavo como a areia monazitica. Dá pra vc abrir o magnatron e mostrar o oxido de tório i pra gente ver a contagem no contador geiger???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Enquanto eu via esse vídeo a única coisa q eu consegui pensa é no Césio-137
É perigoso comer neste prato?
11:26 submarino da ocean gate:
Que vídeo bom
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vou até pesquisar o nome dessa praia, para eu passar bem longe dela hahaha
quebra o vidro e mede de novo.