O ‘milagre’ em que rivais saíram das trincheiras para cantar juntos na 1ª Guerra | Ouça 12 minutos

Thomas Pappon conta a comovente história da trégua espontânea ocorrida entre soldados britânicos e alemães em meio a ferozes combates da Primeira Guerra Mundial no Natal de 1914.

Tudo começou com canções natalinas sendo cantadas dos dois lados de trincheiras no norte da França e na Bélgica; aos poucos, combatentes inimigos estavam se cumprimentando, bebendo juntos, trocando presentes e até jogando futebol.

Este é quarto episódio da segunda temporada do podcast Que História!, da BBC News Brasil, que pode ser ouvido aqui (https://www.bbc.com/portuguese/podcasts/p07r3r3t) ou em plataformas de podcast (Apple, Spotify e Overcast).

Ouça os demais episódios também aqui no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=XCblXbi7mRg&list=PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil​ #Podcast​ #QueHistória​!

17 Comentários

  1. Me correm arrepios de esperança pelos meus braços. “Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana.” – Anne Frank.

  2. Lindíssima história até chorei um pouco só de pensar

  3. Thomas Pappon você trabalhou também no serviço em ondas curtas da BBC se não me engano. Eu ouvi muito o serviço em ondas curtas até o seu triste encerramento.

  4. “O ódio pode ser transformado em amizade (…) Deixamos que o medo, a ignorância, a desconfiança e os estereótipos sejam guias, fazendo generalizações sobre gente que nunca conhecemos (…) quando maior a distância entre as linhas de frente, maior o ódio. (…) somos jogados uns contra outros por demagogos e semeadores de ódio: assim que o ódio se introjeta na sociedade (BRETMAN, Rutger, no livro ‘Humanidade’, 2021 cap. 18).

  5. Esse dia sei que O PAI E MÃE CRIADOR PRIMORDIAL. CHOROU DE EMOSÃO. FILHOS FINALMENTE VOCEIS ABRIU O PRESENTE QUE EU VOS DEI. MESMO QUE FOI SOMENTE POR POUCO DIAS.

  6. Excelente. O historiador Rutger Bregman, no seu livro “Humanidade” (2021) menciona esta passagem da guerra. Ele menciona que a guerra continuou por causa dos governantes dos países envolvidos e não por causa dos soldados que, nas trincheiras, se enxergaram como iguais (se eram por eles, a guerra ia terminar nesse momento). Muito emotivo ler e entender essa parte do livro de Bregman.

  7. História feliz, mas ao mesmo tempo tão triste. Inimigos na teoria, mas na prática apenas homens lutando uma luta de seus líderes, querendo voltar pra casa vivos e em paz.

  8. Este acontecimento inspirou 2 canções: “Pipes of Peace” do Paul McCartiney e “All Together Now” da banda The Farm, ambos ingleses.

  9. Enquanto houver pessoas que lutam pela paz ainda há esperança! Obrigado pelo conteúdo BBC não me abandonem! ❤

  10. Nenhuma guerra se justifica, pois sāo vidas sendo ceifadas e famílias desgraçadas para defender interesses políticos e econômicos de uma elite que nāo se importa com o seu povo.

  11. Tem uma canção da banda “The Farm” chamada “All together now” de 1991 que fala sobre esse episódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *