O que os chefes realmente pensam sobre o trabalho em casa | Ouça 12 minutos

Muitos chefes querem que os funcionários voltem ao escritório, apesar de alguns empregados defenderem o trabalho remoto. Por que isso está acontecendo e como o futuro dos trabalhadores mudará?

Ouça áudio de reportagem de Maddy Savage, da BBC WorkLife.

Leia também o texto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-58561288

O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (https://podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw)

A lista completa dos episódios nos YouTube está aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

#BBCNewsBrasil #BBCLê #NotíciaEmÁudio

17 Comentários

  1. Nunca mais voltei ao escritório. Já pedi demissão 3 vezes para não ter que voltar ao escritório. Aquele gostinho de escravizar pessoas e perseguir os improdutivos ao invés de demiti-los é o que motiva essa desejo de voltar ao velhos tempos. Com as profissões cada vez mais digitais e as possibilidades de trabalhar fora do país remotamente, acredito que ficarão no escritório só quem não tem competência de tocar a própria vida e/ou de se autogerir. Minha qualidade de vida aumentou 1000% e não abro mão disso por nada.

  2. Os controladores gostam de deixar de controlar? Não.
    Então, todo controlador não quer deixar de controlar, ou seja, aceitar a sua inutilidade.

  3. Vaidade de quem se apegou ao controle sobre os outros. Resumo: vaidade humana

  4. Novidade… Chefes querendo ter o controle, até mesmo dos nossos corpos. Isso é bizarro e demonstra quão hostil é o meio corporativo.

  5. Sou gestora e posso dizer: tanto eu quanto meu time enfrentamos o preconceito que minha área seria a única em finanças que teria de ficar no presencial no começo da pandemia.

    Mas ficamos em home Office na pior fase da pandemia e baixamos a inadimplência de modo significativo. Até meu diretor reconheceu que ficamos mais produtivos a distância.

    Por mim, não voltaríamos ao escritório. Meu time tem analistas seniores o suficiente para trabalhamos com prioridades e prazos e só faço follow ups em chats e reuniões semanais. Cada um tem seu estilo de organização e meu time desenvolveu ferramentais próprias para produtividade. Meu foco sempre foi na entrega.

    Sem falar que eles moram longe e gastariam mais de 2 horas para chegar ao escritório com ônibus e metrô.

    O RH pediu, por questões de legislação de trabalho, para irmos três vezes por semana. Meu time desanimou. Decidi por cima do RH com ciência do diretor: em semana de fechamento, ninguém pisa no escritório. Nas demais semanas, falem comigo.

    Eu, quando vou ao escritório, não produzo tanto, sou interrompida o tempo todo, parece que não fiz uma única tarefa, entro atrasada em reuniões de pessoas que estão on-line porque estou ainda com alguém a minha frente.

    Falta tempo para adaptação ao presencial. Acredito que ir pessoalmente para reuniões de vez em quando valem a pena, mas é questão de postura. Com um funcionário junior que precisa de mais orientação, você pode ficar mais presente, seja pessoal ou virtual para um treinamento, uma monitoria, mas com seniores? Não faz sentido algum monitorar se a pessoa está entregando o que tem de ser entregue.

  6. Até agora no meu serviço não houve pressão por parte de coordenação e gerência, mas surgiu pressão para voltar ao presencial por parte da direção da empresa. A coordenação e a gerência fizeram documento mostrando as vantagens do home office tanto para a empresa quanto para os empregados e levarão para a presidência da empresa. Eu não trabalho com algo criativo, algo que exija a interação constante das pessoas para desenvolver algo novo, não. Eu trabalho com previsão de tempo. O nosso único contato necessário mesmo entre pessoas, da para fazer por whatsapp e outros meios próprios da empresa. A gente só precisa avisar que algo está pronto ou avisar que alguma localidade de interesse está com problema. Um avisa o outro, um passa o serviço para o outro. Um ajuda o outro em tarefas totalmente rotineiras e iguais dia após dia. Então a questão de criatividade que se fala no vídeo, no meu caso não se aplica, o que favorece o home office. Estou aqui torcendo para a continuidade do home office e que a direção da empresa onde trabalho aceite o documento que comprove que vale a pena. Assim eu também fico longe de alguns chatos do serviço, rsrsrs. Uns dois basicamente que incomodam demais, rsrsrs. Só qualidade de vida vejo nisso.

  7. Os chefes perceberam que não fazem falta e que muitas vezes não têm real função na equipe.

  8. os velhos pensam assim, quero e prefiro funcionario em hommie offie, não tenho escritorio, não preciso! agora contrato pessoa de QQ PARTE DE MUNDO pra freela…..So se basear no rendimento……

  9. Os chefes estão é com medo de serem substituídos por algoritmos

  10. Trabalho remoto diminui a produtividade.., segundo estudo da Microsoft..

  11. Só sei que estou detestando o Home Office. Não nasci pra ficar trancado na minha casa sem interagir com ninguém.

  12. Descobriram que os intermediários que querem exercer seu pequeno poder odeiam trabalhos baseados em produtividade e preferem trabalhos baseados em hierarquia e horários para garantir seu status presencial. A horizontalidade das relações que o trabalho remoto proporciona evidencia a descartabilidade dos supervisores intermediários. É difícil assediar e ser tirano fora dos corredores da empresa. Por texto ou vídeo as coisas ficam registradas. Ter que respeitar as pessoas é difícil para eles.

  13. quando era presencial o chefe nem olha na cara ou fala com o funcionário. Agr o chefe se importa com o funcionário que está sendo mais útil que ele kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *