Daniel 1: Introdução
O livro de Daniel é um livro do Antigo Testamento, escrito pelo profeta Daniel. Ele conta a história de como Deus usou Daniel para ajudar seu povo a enfrentar as nações pagãs que os invadiram. O capítulo 1 fala sobre o cativeiro dos judeus na Babilônia e como Daniel e seus amigos foram escolhidos para servir o rei da Babilônia, Nabucodonosor.
Nabucodonosor tinha ordenado que todos os príncipes da terra fossem trazidos ao seu palácio para receberem treinamento e aprenderem a língua da Babilônia. Entre esses príncipes estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Quando eles chegaram ao palácio, eles foram alimentados com os melhores alimentos e bebidas. No entanto, eles não queriam comer e beber nada que fosse oferecido por Nabucodonosor, pois isso poderia desagradar a Deus.
Daniel e seus amigos decidiram não comer ou beber do que estava sendo servido. Em vez disso, eles pediram para o chefe cozinheiro que eles pudessem comer legumes e beber água. O chefe cozinheiro ficou preocupado com isso, pois era proibido oferecer algo diferente do que Nabucodonosor tinha ordenado. No entanto, ele decidiu arriscar e deu a eles o que eles pediram.
Depois de 10 dias, Daniel e seus amigos estavam melhores do que todos os outros príncipes. Eles eram mais inteligentes e tinham melhores habilidades no estudo das línguas da Babilônia. Por mais incrível que pareça, eles foram libertados depois de três anos de treinamento e serviram ao rei com honra durante toda sua vida.
Espera-se que o leitor possa ver a lição que Daniel e seus amigos aprenderam. Embora possamos ser postos em situações que desagradam a Deus, Ele nos oferece uma saída e nos dá a oportunidade de honrá-Lo mesmo nas mais difíceis circunstâncias.