Esdras Capítulo 1: Análise
O capítulo 1 de Esdras aborda o tema do retorno dos israelitas da Babilônia para Jerusalém, anos depois de sua captura, ocorrida durante a monarquia de Nabucodonosor.
Esta decisão foi tomada depois que Ciro, rei da Pérsia, decidiu, em conformidade com a promessa de Deus, permitir o retorno de todos os exilados. Esdras, reconhecido como escriba, profeta e sacerdote, foi encarregado de guiar os judeus ao seu país.
Este capítulo começa com uma lista de todos aqueles que decidiram voltar à Judéia. Esta lista inclui os sacerdotes, levitas, netineus e os outros israelitas. Além disso, Esdras faz um relato das ofertas dadas pelos reis da Pérsia e por seus governadores, tanto em prata quanto em ouro, para construir um templo para o Senhor em Jerusalém.
Esdras também mostra que o Senhor abençoou seu esforço e ajudei-o a reassemblar o povo para que eles possam estabelecer-se novamente em sua terra de origem. Por fim, o capítulo de Esdras descreve a postura de gratidão do povo de Deus após o cumprimento de sua promessa.
O capítulo 1 de Esdras é uma lição importante de perseverança, pois nos ensina que, mesmo quando as coisas parecem não ter fim, não devemos desistir, pois Deus sempre cumprirá suas promessas. Demonstra que Deus sempre nos abençoa se confiarmos nEle e que somos gratos a Ele por isso.