Capítulo 1: As três submissões de Ester
No livro de Ester, o primeiro capítulo mostra a rainha estrangeira Ester e como Deus usou sua posição para salvar Seu povo. Quando o rei da Pérsia, Assuero, decidiu divorciar-se de sua primeira esposa Vasti, ele enviou um decreto para que todas as jovens virgens de todas as províncias do reino fossem convocadas ao palácio de Susã para encontrar o seu novo esposo. Ester foi escolhida entre todas as outras jovens mulheres pela beleza e herança que possuía. Seu tio Mardoqueu os alerta que ela não deve revelar sua nação e família, para que ela não seja rejeitada pelo rei como foi Vasti.
Após ter sido escolhida como a esposa do rei, Ester enfrentou três desafios que mostram a submissão de Ester ao Rei. Primeiro, ela deve passar dez dias seguidos sendo banhada com perfumes e unguentos conforme as ordens da rainha Vasthi, que cuidava das aparências e dos assuntos femininos do rei. Além disso, ela ficou sob a vigilância de Hatach, um servo do rei, que tinha o objetivo de testar Ester antes que ela se tornasse a nova rainha. Em seguida, ela foi posta diante do rei durante um banquete, sendo que Ester aceitou a autoridade e o poder do rei. Finalmente, ela foi escolhida para ficar no palácio do rei como sua nova esposa.
Através deste capítulo, podemos ver que quanto mais Ester obedeceria ao rei, mais Deus usaria isso para salvar Seu povo. Ester submeteu-se à autoridade e ao poder do rei, e por isso Deus honrou sua submissão e usou-a para cumprir Seus propósitos. Este capítulo mostra que Deus pode usar cada um de nós exatamente como somos, mesmo que a nossa situação pareça desesperadora. Também mostra que Deus honra aqueles que O obedecem e se submetem às leis do rei que Ele nos deu para viver. Por isso, se nos submetemos à autoridade de Deus e obedecemos Seus mandamentos, podemos esperar que Ele nos use para alcançar Seu propósito em nossas vidas.