Menu de opções

Lamentacoes 1



1 COMO jaz tam só aquella cidade, que era tam populosa! tornou se como viuva; a grande entre as gentes, a princeza entre as provincias tornou se tributaria!
2 Continuamente chora de noite, e suas lagrimas estão correndo por suas faces; não tem quem a console entre todos seus amadores: todos seus amigos se ouvérão aleivosamente com ella, tornárão-se em seus inimigos.
3 Juda foi se em cativeiro por causa da afflicção, e por causa da multidão de sua servidão; ella habita entre as gentes, não acha descanso: todos seus perseguidores a alcanção entre as estreitaras.
4 Os caminhos de Sião tem luto, porquanto ninguem vem a a solennidade; todas suas portas estão assoladas; seus sacerdotes suspirão; suas virgens estão tristes, e ella mesma em amargura.
5 Seus adversarios são feitos por cabeça, seus inimigos são descansados; porque Jehovah a entristeceo, por causa da multidão de suas prevaricações: seus meninos vão em cativeiro perante o adversario.
6 E da filha de Sião foi se toda sua gloria: seus principes são como os viados, que não achão pasto, e caminhão sem força perante o perseguidor.
7 Jerusalem nos dias de sua afflicção, e de suas rebelliões lembrou-se de todas suas mais queridas cousas, que teve de tempos antigos: quando cahia seu povo na mão do adversario, e ella não tinha ajudador, os adversarios a virão, escarnecérão de seus Sabbados.
8 Jerusalem gravemente peccou, pelo que se tornou como mulher separada: todos os que a honravão, a desprezárão, porquanto virão sua nueza, ella tambem suspirou, e tornou se para tras.
9 Sua immundicia está em suas fraldas, nunca se lembrou de seu fim; pelo que descendeo maravilhosamente, não tem consolador; attenta,Jehovah, para minha afflicção, porque o inimigo se engrandece.
10 O adversario estendeo sua mão a todas suas mais queridas cousas: pois já vi o que as gentes entrarão em seu Santuario, das quaes mandaste, que não entrassem em tua congregação.
11 Todo seu povo anda suspirando em busca de pão, dérão suas mais queridas cousas por mantimento, para refrescarem a alma: attenta, Jehovah, e contempla, que sou desprezivel.
12 Porventura não toca a vós todos que passais pelo caminho; attentai e vede, se ha dor, como a minha dor, que se me fez: com que me entristeceo Jehovah, no dia do ardor de sua ira.
13 Desdo alto enviou fogo em meus ossos, o qual se ensenhoreou: estendeo rede a meus pés, fez me tornar para tras, fez-me assolada, e enferma todo o dia.
14 Já o jugo de minhas prevaricações está atado com sua mão, estão entretecidas, sobirão sobre meu pescoço, fez cahir minha força: o Senhor me entregou em mãos dos inimigos, não posso levantar-me.
15 O Senhor atropelou todos meus fortes em meio de mim, apregoou contra mim ajuntamento, para quebrantar meus mancebos: o Senhor pisou o lagar da virgem da filha de Juda.
16 Por estas cousas eu ando chorando, e meu olho, meu olho se desfaz em aguas, porquanto alongou-se de mim o consolador, que devia recrear minha alma: meus filhos estão assolados, porquanto o inimigo prevaleceo.
17 Sião estende suas mãos, não ha consolador para ella; mandou Jehovah ácerca de Jacob, que os que estão do redor delle, fossem seus adversarios: Jerusalem he como a mulher separada entre elles.
18 Justo he Jehovah, pois me rebellei contra sua boca: ouvi pois todos os povos, e olhai para minha dor; minhas donzellas e meus mancebos se forão em cativeiro.
19 Clamei a meus amadores, porem elles me enganárão; meus Sacerdotes, e meus anciãos dérão o espirito na cidade: porque buscavão mantimento para si, para refrescarem sua alma.
20 Olha Jehovah, porque estou angustiado; minhas entranhas se movem, meu coração está trastornado em meio de mim, porque gravemente rebellei: por de fora desfilhou-me a espada, por de dentro está como a morte.
21 Bem ouvem que eu suspiro, porem não tenho consolador; todos meus inimigos ouvindo meu mal, folgão, porque tu o fizeste: trazendo tu o dia que apregoaste, então serão como eu.
22 Venha todo seu mal perante tua face, e faze-lhes como fizeste a mim por causa de todas minhas prevaricações: porque meus suspiros são muitos, e meu coração está desfalecido.