Introdução à história de Lucas 1
O Livro de Lucas 1 é o terceiro livro dos evangelhos que compõem o Novo Testamento. O capítulo 1 conta a história de como o evangelista Lucas começa a contar sobre a vida de Jesus Cristo. Ele recorre às palavras de outras pessoas que testemunharam os eventos da vida de Jesus, além de recursos que demonstram evidências de que Jesus era o Messias prometido.
A promessa do Messias
O capítulo 1 começa com um relato da vida de Zacarias, o sacerdote que servia a Deus no Templo de Jerusalém. Ele recebe uma notícia de que Deus cumpriu sua promessa de enviar um Messias: seu filho João seria o precursor de Jesus.
O anúncio de Maria
Também no capítulo 1, Lucas relata a visita que Maria, a mãe de Jesus, recebe de um anjo, que também confirma a promessa do Messias. O anjo explica a Maria que ela conceberia o filho de Deus e, por isso, seria o “bendito entre todas as mulheres”.
A reação de Zacarias
Tanto a promessa do Messias a Zacarias quanto o anúncio a Maria são significativos para o capítulo 1. Quando Zacarias ouve a notícia de que o seu filho João será o precursor de Jesus, ele duvida e fica perplexo. Por sua vez, Maria acredita no que lhe foi dito e aceita a incumbência de trazer ao mundo o filho de Deus.
Conclusão
Assim, o capítulo 1 de Lucas mostra a promessa de Deus de enviar ao mundo o Messias. Explica a reação das pessoas à notícia e como ela se tornou realidade com o nascimento de Jesus. Por meio das palavras de Lucas, os leitores podem entender como Deus cumpriu a promessa e como Jesus se tornou o Salvador das nações.