Análise Longa do Livro de Números Capítulo 1
O primeiro capítulo do livro de Números é um relato histórico dos números de todos os homens adultos israelitas, que excediam 20 anos de idade, assim como as diversas tribos. Este capítulo começa com o Senhor ordenando a Moisés que acondicione o povo de Israel para um censo.
Para realizar este censo, Moisés foi ordenado a reunir os líderes de cada tribo, sem contar os levitas, que teriam um papel diferenciado mais à frente. Os líderes destas tribos então foram separados por família, e cada família foi contada separadamente.
O Senhor disse a Moisés que aqueles que excediam 20 anos de idade seriam contados, e aqueles que ficassem abaixo desta idade seriam ignorados. Ao todo, o censo registrou 603.550 homens com mais de 20 anos de idade, sem contar os levitas.
O censo registrou os nomes destes homens e das tribos a que eles pertenciam. Além disso, a contagem foi dividida em duas partes para facilitar a tarefa de contar os homens e para ajudar a identificar as tribos e famílias. Estes dois grupos foram chamados de "gerações".
Também foram levantadas as contas dos levitas, separados dos mais velhos. Estes seriam os sacerdotes e oficiais religiosos no antigo Israel. Por fim, foi registrado que eram 22.273 homens acima dos 20 anos de idade.
O primeiro capítulo do Livro de Números conta a história do censo israelita. Foi decretado pelo Senhor que todos os homens acima dos 20 anos de idade seriam contados para determinar as tribos e líderes que seriam responsáveis pela condução do povo de Israel. Estes foram separados em duas gerações e uma contagem dos levitas também foi realizada.