Análise do Capítulo 1 do Livro de Obadias
O Capítulo 1 do Livro de Obadias, na Bíblia, relata uma profecia de juízo contra a mistura dos gentios, ou seja, os nacionais e os estrangeiros que habitavam a Terra Santa. O Livro de Obadias é o menor livro da Bíblia, com apenas um capítulo. Por mais curto que seja, é uma obra importantíssima e evoca a punição divina para aqueles que se rebelam contra a vontade de Deus.
De acordo com Obadias 1:1-4, Deus promete julgar àqueles que habitam Edom. Edom era o nome antigo dos territórios que hoje fazem parte de Jordan, governada pelos descendentes de Esaú, o irmão de Jacó. Estavam em Edom muitos gentios, essas pessoas eram contraditórias com as leis de Deus e assim, mereceram o julgamento divino.
No versículo 5, Deus enviou à Edom seus servos para derrubar o palácio deles, destruindo toda a sua infraestrutura. Ainda de acordo com o versículo 5, Deus também permitiu que as pessoas de Sião, o local onde agora se encontra Jerusalém, destruíssem os habitantes de Edom. Esta previsão foi cumprida literalmente quando os babilônios conquistaram a Terra Santa.
Já no versículo 6, Deus promete que fará justiça sobre Edom, punindo-os por sua arrogância, ódio e crueldade. Este versículo também fala sobre o julgamento de Deus sobre aqueles que o desprezam e com isso, Deus enviará sua ira contra eles e todo o seu povo será punido por causa dos seus pecados. Dessa forma, Obadias 1 nos mostra o poder e a vingança de Deus contra aqueles que desobedecem a vontade divina.
O Livro de Obadias mostra a nós como o julgamento de Deus não é algo a ser tomado de ânimo leve. Ele deve ser levado a sério e deve nos servir de motivação para que busquemos a justiça de Deus e nos preocupemos com o nosso comportamento e atitudes.