Introdução ao Livro de Rute Capítulo 1
O primeiro capítulo do livro de Rute relata a história dos tempos bíblicos de Israel. Em meio à crise de fome que assolou a região, houve uma família que decidiu deixar a terra de Israel para procurar melhores condições de vida em Moabe. Esta família era de Elimeleque, sua esposa Noemi, e seus dois filhos, Mahlon e Quiliom. Elimeleque morreu no estrangeiro e seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas, Orpha e Rute.
Noemi ficou viúva e ficou sozinha com seus dois genros e suas duas noras. Quando a crise de fome acabou e a prosperidade voltou para Israel, Noemi decidiu voltar para a sua terra. Ela encorajou suas noras a ficar em Moabe para se casarem novamente e serem felizes. No entanto, Rute não queria se separar de Noemi e decidiu acompanhá-la para seu lar em Belém.
No capítulo 1, é revelado o profundo sentimento de devoção que Rute nutria por Noemi. Ela abandona sua terra natal e família para acompanhá-la e estar com ela, mesmo que possa ser difícil. Rute profere as mais belas declarações de amor e lealdade que podem ser encontradas na Bíblia, enquanto grita o seu desejo de permanecer com Noemi.
Conclusão sobre o Livro de Rute Capitulo 1
O capítulo 1 do livro de Rute destaca o drama da família de Noemi e suas noras. Como conseqüência da crise de fome na terra de Israel, eles tiveram que sair de sua terra e tentar a sorte no estrangeiro. Apesar das condições difíceis e da tristeza da separação, Rute mostrou um amor incondicional a Noemi. Ela desafiou a norma cultural do casamento naquela época e decidiu acompanhá-la para Belém. A história de Rute serviu como um exemplo aos cristãos de todos os tempos sobre o que significa ser fiel a Deus.