Menu de opções

Rute 1



1 E FOI que, nos dias em que os Juizes julgavão, houve fome na terra: pelo que hum varão de Bethlehem de Juda se foi a peregrinar aos campos de Moab, elle e sua mulher, e seus dons filhos.
2 E era o nome deste varão Elimelech, e o nome de sua mulher Naomi, e os nomes de seus filhos Machlon e Chiljon, Ephrateos, de Bethlehem de Juda: e viérão aos campos de Moab, e ficárão-se ali.
3 E morreo Elimelech, marido de Naomi: e ficou ella com seus dous filhos.
4 Os quaes tomárão para si mulheres Moabitas; e era o nome de huma Orpa, e o nome da outra Ruth: e ficárão-se ali quasi dez annos.
5 E morrerão tambem os dous, Machlon e Chiljon: assim esta mulher ficou desemparada de seus dous filhos e de seu marido.
6 Então ella se levantou com suas noras, e se tornou dos campos de Moab: porquanto em terra de Moab ouvio, que Jehovah visitara a seu povo, dando-lhes pão.
7 Pelo que se sahio do lugar, onde estivera, e suas duas noras com ella: e indo ellas caminhando, para tornarem á terra de Juda;
8 Disse Naomi a suas duas noras; ide, tornai-vos cada huma á casa de sua mai: Jehovah use comvosco de beneficencia, como vós usastes com os defuntos e comigo.
9 Jehovah vos dê, que acheis descanso cada huma em casa de seu marido: e beijando-as ella, levantárão sua voz, e chorarão.
10 E dissérão-lhe: certamente nós tornaremos comtigo a teu povo.
11 Porem Naomi disse; tornai-vos, filhas minhas; porque irieis comigo? tenho eu ainda em meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
12 Tornai-vos, filhas minhas, ide-vos embora; que ja mui velha sou; para ter marido: quando eu ainda dissera, tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda parisse filhos;
13 Espera-los-heis vosoutras até que viessem a ser grandes? deter-vos-he- is vosoutras, de por elles não tomardes marido? não, filhas minhas, que mais amargo me he a mim do que a vosoutras mesmas; porquanto a mão de Jehovah sahio contra mim.
14 Então levantarão sua voz, e tornárão a chorar: e Orpa beijou a sua sogra, porem Ruth se apegou a ella.
15 Pelo que disse; eis que tua cunhada se tornou a seu povo, e a seus deoses: tu tambem te torna após tua cunhada.
16 Disse porem Ruth; não me resistas, para que te deixe, e me torne de empós de ti: que aonde quer que fores, irei, e aonde quer que a noite passares, a passarei; teu povo he meu povo, e teu Deos he meu Deos.
17 Aonde quer que morreres, morrerei, e ali serei sepultada: assim Jehovah me faça, e ainda acrecente, se a morte não será, a que entre mim e ti fará apartamento.
18 Vendo ella pois, que de todo estava resolvida, para com ella se ir, deixou de lhe fallar nisto mais.
19 Assim pois ambas se forão, até que chegárão a Bethlehem: e foi que, entrando ellas em Bethlehem, toda a cidade se commoveo por ellas, e dizião;não he esta Naomi?
20 Porem ella lhes dizia, não me chameis Naomi: chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todopoderoso.
21 Chea me fui, porem vazia Jehovah me fez tornar: porque pois me chamarieis Naomi, pois Jehovah testefica contra mim, e o Todopoderoso me tem feito tanto mal.
22 Assim Naomi se tornou e com ella Ruth a Moabita, sua nora, que tornava dos campos de Moab: e chegárão a Bethlehem no principio da sega das cevadas.