Análise do Capítulo 1 do Livro de Salmos
O Capítulo 1 do Livro de Salmos reúne as bênçãos daqueles que seguem a lei do Senhor. Está dividido em três seções. A primeira seção descreve as bênçãos daqueles que seguem o Senhor. O segundo versículo desta seção diz: ”Feliz aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. A segunda seção descreve a sorte daqueles que se recusam a obedecer a Deus. É dito aqui que aqueles que não seguem a vontade do Senhor não prosperarão. Por último, a terceira seção descreve o destino de aqueles que seguem a lei do Senhor. Aqui, é dito que aqueles que seguem a lei do Senhor serão abençoados com a vida eterna.
Este capítulo evidencia a importância de obedecer a Deus e seu caminho de salvamento. Mostra que, no final das contas, aqueles que obedecem a Deus e seu caminho de salvação receberão as bênçãos que eles merecem. Ele também nos alerta sobre a condenação para aqueles que não obedecem a Deus. É importante notar que Deus nos dá oportunidades para que possamos nos redimir e recebermos abençãos.
A mensagem deste capítulo é clara: obedecer a Deus é a opção certa para a vida. Mesmo que pareça que as escolhas que fazemos estejam certas às vezes, estamos sempre comprometidos com as nossas obrigações de obedecer a Deus. Se o fizermos, seremos abençoados. Se não, estaremos sujeitos às consequências de nossas ações. Por fim, este capítulo nos traz a esperança de que Deus nos ama suficientemente para nos dar a oportunidade de nos redimir.