Introdução ao Livro de João 1
O primeiro capítulo do Evangelho de João é uma declaração de fé sobre Jesus Cristo. Nele, João afirma que Jesus é o Verbo que estava com Deus e foi Deus. Também diz que criou todas as coisas que estão no mundo, e que está enviando Seu Filho para que todos possam ter vida.
O capítulo começa com o tema central: o Verbo. O Verbo (também chamado de Logos na língua grega) era Deus, e existia desde o início. Ele estava com o Pai, mas também era Deus. João dá algumas dicas sobre como reconhecer o Verbo: porque Ele vive conosco, porque curou os doentes e fez milagres, e porque morreu por nós e nos deu vida eterna.
A seguir, João descreve como Cristo criou o mundo e a humanidade. Ele afirma que Jesus criou tudo a partir do nada e enviou seu Filho para dar vida. João esclarece que Jesus é a luz do mundo, e que aqueles que o acolhem passam da escuridão para a luz.
O último parágrafo do capítulo é uma conclusão sobre as revelações de João. Ele ressalta a natureza divina de Jesus, dizendo que Ele é o Filho unigênito de Deus e que todos aqueles que creem nEle viverão.
O Livro de João, Capítulo 1, nos ensina que Jesus Cristo é o Verbo que estava com Deus desde o início. Ele criou o mundo e enviou Seu Filho para nos dar vida, e a luz que brilha para aqueles que o aceitam. Ele é o Filho unigênito de Deus e todos aqueles que creem nEle têm vida eterna.