Introdução a João 1
O Livro de João, também conhecido como o Evangelho de João, é um dos quatro Evangelhos do Novo Testamento. O livro de João 1 apresenta a Jesus Cristo como a luz do mundo e a verdade, e o testemunho dos seus discípulos sobre como ele veio ao mundo. O início do livro descreve o Cristo divino e como sua luz ilumina o mundo. O Evangelho de João também declara que a vida humana é preciosa, e que o Espírito Santo habita no coração dos cristãos. O evangelho de João celebra a luz de Deus e as boas obras de Cristo no mundo.
Significado de João 1
O primeiro capítulo de João destaca o conceito da luz divina encarnada em Jesus. Os versos 3-5 afirmam que a luz do Deus encarnado em Jesus “ilumina todo homem que vem ao mundo”. Essa luz é a razão pela qual os seres humanos podem reconhecer o que é verdadeiro e bom. O capítulo 1 também descreve o Evangelho de João como um relato das testemunhas oculares que viram Jesus e seguiram seus ensinamentos. O tema do testemunho é proeminente no capítulo, começando com as palavras de João Batista, seu precursor, que disse: “Este é o Filho de Deus” (v. 34). O capítulo também tem um caráter missionário, como descrito nos versículos 35-39, quando os discípulos de Jesus convidam quem ouviram seu testemunho a vê-lo e segui-lo.
Mensagem de João 1
A mensagem da primeira parte do livro de João é que a luz de Deus se tornou visível ao mundo através da vida e dos ensinamentos de Jesus. Embora Jesus veio para morrer por nossos pecados, ele também nos trouxe a luz da esperança e da salvação. O apóstolo João usou o capítulo 1 para ensinar aos leitores sobre a importância da vida humana, a verdade de Deus e o poder do Espírito Santo quando os seres humanos abrem seus corações para acolher Cristo. Ele enfatiza ainda que Jesus é o Filho de Deus, trabalhando para salvar e libertar o mundo do mal. Através do capítulo 1, João mostra que Cristo é a única luz capaz de guiar o mundo à verdade e justiça divinas.