Juízes Capítulo 1 - Uma Análise Longa
O primeiro capítulo do livro de Juízes foi escrito por um autor desconhecido, e começa com as palavras "Após a morte de Josué" (Juízes 1:1). O autor apresenta os dois principais temas do livro: o dos juízes e do do povo de Israel. O autor explica que Josué, o líder de Israel, morreu, e Israel se desviou de Deus por causa da idolatria. Deus, então, os entregou na mão de seus inimigos, por causa da transgressão do Seu pacto.
Em Juízes 1:2-36, o autor descreve a dependência do povo de Israel dos juízes para ajudá-los a se livrar dos inimigos, e também descreve a luta do povo contra os inimigos. Ele conta uma série de histórias sobre juízes que lutaram em nome do Seu povo, como Otoniel, Ehud, Deliverance, Baraque, Gideão, Jefté, e outros. Também o autor descreve a dependência do povo do Senhor para lutar seus inimigos.
O autor também conta a história de Abimélec, que matou a maioria de seus 70 irmãos, mas também descreve o julgamento de Deus contra Abimélec, para puni-lo por sua maldade. No final do capítulo, o autor descreve como Deus disse a Abimélec que, embora ele tivesse matado seus irmãos, Ele, Deus, também forneceria um meio para a defesa de Abimélec.
De maneira geral, o primeiro capítulo do livro de Juízes mostra o papel dos juízes como líderes, servindo a Deus e ao Seu povo para ajudá-los a se livrar dos inimigos e a ter paz. Ele mostra que Deus punirá aqueles que cometem abomináveis pecados, mas também que Ele fornecerá um meio de defesa para aqueles que se arrependerem de seus pecados.