Capítulo 1 do Livro de Naum
O Livro de Naum é um dos livros do Antigo Testamento que é atribuído ao profeta bíblico Naum. É uma profecia de juízo contra a cidade-estado de Nínive, a capital de Assíria, e é considerado como um dos menores livros proféticos. Este capítulo começa com Naum se dirigindo a Nínive com uma mensagem divina de juízo e destruição.
De acordo com Naum, os céus e a Terra clamam por castigo para a cidade de Nínive, pois seus pecados são grandes e inumeráveis. Ele também diz que Deus enviará os inimigos de Nínive para destruí-la por sua idolatria, injustiça e opressão. Ele descreve uma atmosfera de terror e desespero quando as tropas se aproximam da cidade e quando os cidadãos se veem impotentes diante da súplica de Naum para que se arrependam.
Finalmente, Naum se voltou para os inimigos de Nínive e assegurou-lhes que a vingança de Deus será cumprida e que mesmo se eles não repararem os pecados de Nínive, Deus deve cumprir a sua palavra. Naum também lembrou aos inimigos de Nínive que a vingança de Deus não pode ser contestada, pois ele está acima de todos e se levantará em triunfo contra Nínive. Ele reafirma que Deus é o Senhor do Universo e que seu juízo será cumprido.
Capítulo 1 do Livro de Naum fornece aos leitores uma visão do juízo vindouro de Deus sobre a cidade de Nínive. Embora o profeta tenha encorajado os inimigos a tomarem vingança, ele ainda reafirmou a autoridade de Deus sobre a humanidade e sua determinação em cumprir o seu juízo sobre aqueles que estão em erro. É por isso que este capítulo é importante para aqueles que procuram entender as Escrituras e o papel de Deus na humanidade.