Análise do Livro de Salmos, Capítulo 91
O Livro de Salmos, parte dos Livros Sagrados hebraicos, é formado por 150 poesias e cânticos de louvor. No capítulo 91 de Salmos, o tema principal é a proteção divina. O salmista fala sobre o amor e a confiança que existem entre Deus e os seres humanos. É como se o salmista estivesse dizendo: “Não tenha medo, pois Deus irá lhe abrigar sob suas asas.”
O salmista também destaca a lealdade e a fidelidade de Deus. Ele diz que Deus o protegerá “dos laços do maligno” e que quem buscar refúgio em Deus “não sofrerá medo da calamidade”. Ou seja, Deus promete uma proteção divina contra todas as calamidades da vida e, mesmo que aconteça algo ruim, não haverá motivo para temer, pois Deus estará sempre com a pessoa.
O salmista mais uma vez destaca a sua total confiança em Deus, e ainda reforça a ideia de que aqueles que buscam abrigo em Deus terão um destino melhor. Prometendo que aqueles que confiam em Deus terão força para enfrentar todos os desafios da vida. Ele menciona também que aqueles que confiam em Deus nunca se sentirão desamparados e temerão toda calamidade.
Concluindo, o capítulo 91 no Livro de Salmos proporciona uma mensagem de consolo, esperança e alento. É como se Deus estivesse dizendo a toda pessoa que se tiver confiança e fé em Suas promessas, tudo o que parece ruim poderá ser superado.